Terça-feira, 25 de Julho de 2006

A importância da tecnologia na Educação

Assistindo a todas as mudanças que têm vindo a ocorrer à nossa volta, algumas perguntas têm povoado a minha cabeça, quando mostram o que a tecnologia irá fazer por nós daqui a 15 anos....Frigorífico que fala? Carro que estaciona sozinho?
As máquinas ficam mais inteligentes, e nós?
A utilização dos recursos tecnológicos é um  caminho sem volta. Às vezes, leva-se algum tempo para começar a dominá-los e muitas vezes cometemos vários erros.
E as escolas??? Como se preparam para os próximos 15 anos? E nós professores??
As escolas têm equipamentos, mas ainda somos verdadeiros recém-nascidos na maneira de utilizá-los. Para o domínio dessa tecnologia é preciso dispor de algumas horas, o problema é que durante período de tempo, novas tecnologias estão a ser desenvolvidas.
Com isso se exige do professor uma preparação e actualização, com o intuito de fornecer as ferramentas necessárias a motivar o aluno e ajudá-lo a produzir o seu conhecimento. O contacto com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e apresenta com novas possibilidades pedagógicas.
As aulas expositivas, o papel, os trabalhos de campo, os trabalhos de laboratórios, as consultas na web, são recursos complementares, que devem ser utilizados de maneira integrada e inteligente. Exactamente o oposto do que se faz na educação convencional, que desperdiça o mais precioso de todos os recursos... o PROFESSOR, fazendo dele mero fornecedor de informações, quando deveria ser um organizador de situações de aprendizagem.
O que será daqui a 15 anos??? Eu não sei!! Só sei que, agora, os recursos tecnológicos devem ser utilizados como mais uma ferramenta eficiente na construção de conhecimentos, baseando-se em epistemologias que dêem primazia à  acção do sujeito.
sinto-me: Triunfante!
publicado por Pakiko às 23:09
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Divina a 4 de Junho de 2009 às 21:57
ESTE TEXTO PERTENCE A DIVINA SALVADOR SILVA E ESTÁ DISPONÍVEL EM: http://www.centrorefeducacional.com.br/importecn.htm
De tiago a 25 de Junho de 2009 às 23:56
novas tecnologias estão a ser desenvolvidas.
Com isso se exige do professor uma preparação e actualização, com o intuito de fornecer as ferramentas necessárias a motivar o aluno e ajudá-lo a produzir o seu conhecimento. O contacto com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e apresenta com novas possibilidades pedagógicas.
De Gisele Guerra a 25 de Fevereiro de 2010 às 01:18
A tecnologia deve ser utilizada pelos educadores como um dos recursos facilitadores para o processo de aprendizagem, mas devemos ter consciência crítica, realista e futurista de que a tecnologia "surge" de nós e "volta" pra nós, somos as mentes controladoras e direcionadoras. Um professor que não acompanha as evoluções tecnológicas, infelizmente, deixa de conduzir e passa a ser refém de uma situação que vai além de um constrangimento em sala ou diálogo escolar, levando-o a falta de atualização para prosseguir com o processo de aprendizagem, tornando-se incapaz de lecionar.

Escrito por Gisele Guerra
www.giseleguerra.blogspot.com
De Gisele Guerra a 25 de Fevereiro de 2010 às 01:22
A tecnologia deve ser utilizada pelos educadores como um dos recursos facilitadores para o processo de aprendizagem, mas devemos
ter consciência crítica, realista e futurista de
que a tecnologia "surge" de nós e "volta" pra nós, somos as mentes controladoras e direcionadoras. Um professor que não acompanha as evoluções tecnológicas, infelizmente, deixa de conduzir e passa a ser refém de uma situação que vai além
de um constrangimento em sala ou diálogo escolar, levando-o a falta de atualização para prosseguir com o processo de aprendizagem, tornando-se incapaz de lecionar.

Escrito por Gisele Guerra
www.giseleguerra.blogspot.com

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Despedida

. A importância da tecnolog...

. O Moodle

. O Portefólio electrónico

. O Wiki

. A Webquest

. E-learning

. Último trabalho

. Visita de Estudo

. Boas vindas!

.arquivos

. Julho 2006

. Março 2006

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds